De Paracuru da carona de bicicleta com o avô para o Futsal do Brasil

Primeiro jogador do OMF de fora do estado, João Neto tem história de vida de muita dedicação, humildade e disciplina pelo sonho de ser jogador

 


Publicado em 22 de abril de 2019 às 09h20

    Falar de jogadores de futebol que venceram dificuldades e desde garotos ultrapassaram obstáculos para se tornarem atletas já tornou-se clichê. São muitas as histórias, são muitas as sagas vividas por muitos e muitos que dedicam a vida às profissões do esporte de alto rendimento.

    Em Carazinho, uma história dessas está acontecendo e por meio de um esporte que tantas glórias já trouxe para esta comunidade, o futsal. Mas essa narrativa não começa nas quadras do salonismo carazinhense.

O ponto de partida dessa aventura está a 4 mil quilômetros daqui, a 74 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará. Lá em Paracuru, cidade de pouco mais de 31 mil habitantes e, assim como todos os outros 5 mil e tantos municípios brasileiros, repleta de jovens que sonham em serem jogadores de futebol.

Mas o que motivaria um jovem de 21 anos de idade deixar para trás o aconchego da família, o magnífico litoral cearense e atravessar o Brasil para tentar a carreira de jogador de futsal no interior do Rio Grande Sul!

– Venho do meu interior, do meu Paracuru, onde toda minha família está lá torcendo por mim. Vim pro sul porque todo jogador de futsal do Nordeste quer jogar no Paraná ou no Rio Grande do Sul e o OMF está me dando a oportunidade de realizar este sonho – revela o fixo/ala João Neto Sousa, de 22 anos, que desembarcou na rodoviária de Carazinho no dia 12 de março deste ano para tornar realidade o que foi planejado e trabalhado com muito esforço e dedicação, por anos.


Na carona da bike do avô 

 

    Mas não foi apenas embarcar em um avião, no aeroporto de Fortaleza, desembarcar em Porto Alegre e rumar para Carazinho. João Neto, ou simplesmente Neto, como é tratado pelos colegas de grupo no OMF, andou muito na carona da bicicleta do avô para tornar verdade o sonho de menino.


– Sonho é sonho, a gente faz qualquer coisa para alcançar. Quando eu era adolescente, meu avô me levava de bicicleta, às 4h da manhã, com chuva ou tempo bom, para eu pegar o ônibus e ir para Fortaleza treinar e estudar. Sou muito grato a ele e à minha avó que acordava junto para fazer aquele café reforçado, pãozinho com ovo, para eu aguentar o dia todo – contou Neto, emocionado, lembrando que ia de Paracuru para a capital, todos os dias, onde treinava na escolinha do ex-melhor do mundo Manoel Tobias e também estudava, ficando o dia todo longe de casa, voltando apenas à noite. “Ainda não dava para morar em Fortaleza, era caro, então tinha que ir e voltar todos os dias”, recorda.

A carreira do fixo/ala, destro, de chute forte e muita intensidade em quadra, começou cedo em meio aos mais velhos. “Comecei na minha escola, depois fui pra seleção de base da minha cidade, mas logo já estava na seleção principal. Com 14 anos já jogava entre os adultos. Aí, com quase 18 anos, tive a oportunidade de ir pro projeto do Manoel Tobias, de onde vários jogadores foram revelados aqui pro sul e de onde sou muito grato pelas oportunidades que surgiram”, destacou.

Objetivos no OMF: humildade e dedicação

    Em menos de um mês em Carazinho, Neto já demonstra muito entrosamento, tanto em quadra quanto pessoal, com o grupo de atletas, comissão técnica e diretores do OMF. “Vim aqui buscar meu espaço, mostrar meu futsal no sul do Brasil e espero fazer um belo ano aqui no OMF. Vou dar meu máximo aqui em Carazinho, não vai faltar vontade”, revela o jogador.

A dedicação de Neto chama a atenção de quem acompanha a rotina do OMF, o que tem trazido muitas oportunidades. “Estou muito confiante aqui, depositaram muita confiança em mim, a torcida me abraçou, o professor Nuno está me dando uma oportunidade imensa de jogar uma Liga Gaúcha e dessa forma o futebol flui naturalmente”, afirma.

No grupo

“O agente dele (Junior Sabiá, da empresa Top Player Agenciamento) nos procurou pelas nossas redes sociais, nos apresentou vídeos de vários jogadores e logo dissemos que não bastava pra gente ter um bom atleta, que queríamos um jogador para fazer parte da família que é nosso time, um cara humilde e dedicado. O Neto, desde que chegou aqui, mostrou esse perfil. É um menino humilde e que tem somente o objetivo de jogar, treinar e ajudar a equipe. Ele se enturmou bem rápido e hoje já faz parte dessa família de amigos que é nosso time”
Márcio Cascata
presidente e atleta do OMF, um dos responsáveis pela contratação de Neto

“Uma pessoa simples, de boa índole, que todo o grupo abraçou. Ele chegou um pouco tímido, mas agora já está até fazendo uns churrascos com a rapaziada. É um atleta promissor, sabemos que tem um grande potencial, é uma aposta que estamos fazendo, pois é o primeiro atleta de fora do estado que estamos trazendo, mas com esse perfil e com toda a dedicação que está apresentado, estamos convictos que ele vai corresponder positivamente”
Lucas Oliveira
diretor de futsal do OMF

“É um cara pra frente, gente boa demais, humildade é o carro chefe dele”
Leo Borba
atleta que já convidou Neto para conhecer o churrasco gaúcho e tem feito o papel de “guia turístico” do cearense em Carazinho.


Perfil

João Neto Sousa
Data de nascimento: 01/06/1996
Pé bom: direito
Posição: fixo\ala

Características: passe, chute, marcação e muita disposição

Títulos: campeão cearense sub 20, Campeão Metropolitano sub 20, Campeão da Liga Cearense Adulta, Campeão Copa IS Futsal, 2 vezes Campeão dos jogos abertos do interior do Ceará, 3º colocado da Taça Brasil de futsal sub 20 conseguindo subir o estado do Ceará de divisão.

Times onde atuou: Paracuru Futsal; Sesc futsal/Manoel Tobias; Maranguape futsal; Paracuru futsal; Canindé futsal; Trairi futsal.

Por;



0 comentários: