Essa é a primeira foto de um buraco negro


Publicado em 10/04/2019 - 12h20

Os buracos negros estão entre as coisas mais curiosas de todo o universo. Trata-se de coisas completamente invisíveis (até agora). A força gravitacional é tão imensa que nada escapa desses buracos, incluindo a radiação eletromagnética, como raios-X, infravermelho, luz e ondas de rádio. Essas poderiam permitir a detecção do objeto. Esse ponto sem retorno é conhecido como "horizonte de eventos". Ele tem sido foco de observação do Telescópio Event Horizon (EHT) há vários anos. Já havia esperanças de termos a primeira foto de um buraco negro e isso tem instigado os cientistas há muito tempo.

No entanto, antes do telescópio, o astrofísico Jean-Pierre Liminet foi capaz de ilustrar como o horizonte desse evento poderia ser. Formado em matemática, o estudioso fez uma simulação computacional de um buraco negro. Foi utilizado para isso um computador IBM 7040 da década de 1960. "Na época, era um assunto muito exótico e a maioria dos astrônomos não acreditava em sua existência", disse ele em uma entrevista. "Queria explorar a estranha física dos buracos negros e propor mecanismos específicos que poderiam ajudar a obter assinaturas indiretas de sua própria existência".



Astrônomos organizaram uma apresentação que aconteceu hoje, quarta-feira (10) para mostrar a primeira foto de um buraco negro. Essa é a primeira imagem direta de um buraco negro e esse redemoinho de gás e plasma incandescente, inexoravelmente atraídos por gravidade para a sua boca voraz, junto com a luz que geram. A imagem está sendo captada pelo Telescópio de Horizonte de Eventos. Paul McNamar é um astrofísico da Agência Espacial Europeia e cientista do projeto da missão Lisa, que tem como objetivo rastrear as fusões de buracos negros maciços do espaço. Ele ajudou a AFP a dar um contexto, o que chamou de "façanha excepcional".

Esse buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro. Isso é cerca de 3 milhões de vezes o tamanho do nosso planeta. Ele é descrito pelos cientistas como um "monstro". A região do buraco está 500 quinquilhões de quilômetros de distância do nosso planeta. A rede de telescópio que conseguiu a imagem é composta por oito ao redor do mundo. O movimento foi proposto pelo professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda. "O que vemos é maior que o tamanho de nosso Sistema Solar inteiro", disse ele. "Ele tem uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol. Estimamos que seja um dos maiores que já tenha existido. É absolutamente monstruoso, um campeão peso-pesado dos buracos negros do Universo.

Primeira foto de um buraco negro


Fonte: Fatos Desconhecidos.