Sintomas de pneumonia em bebês e crianças

Os sintomas de pneumonia infantil são parecidos com uma gripe, no entanto duram mais tempo e podem ir agravando. Além disso, podem variar de acordo com a idade do bebê ou criança. Os principais sintomas que chamam atenção dos pais é a febre alta, acima de 38ºC e a tosse com catarro.
Estes sinais podem surgir repentinamente, no caso de pneumonia bacteriana ou ir se instalando aos poucos, como no caso da pneumonia viral, sendo importante informar o médico pediatra para diagnosticar o tipo de pneumonia e iniciar o tratamento adequado.
Assim, os principais sintomas da pneumonia infantil, além da febre superior a 38ºC que demora para baixar, incluem:
A doença é diagnosticada através de um raio-x do tórax e pode ser causada por vírus, fungos, bactérias ou parasitas, sendo que, geralmente, o seu tratamento é feito com a ingestão de antibióticos e nebulizações. Na maior parte das vezes a pneumonia em bebês e crianças é de causa viral e os vírus normalmente envolvidos são o vírus sincicial respiratório, parainfluenza, influenza, adenovírus e o vírus do sarampo.
A pneumonia em bebê ou em crianças é uma infeção pulmonar aguda que deve ser identificada o mais rápido possível para evitar o seu agravamento e, por isso, pais, familiares e professores devem estar atentos a alterações no comportamento da criança, levando-a ao pediatra quando há suspeita de pneumonia.

Como tratar a pneumonia infantil

O tratamento para pneumonia infantil pode ser feito em casa com a toma de anti-virais ou antibióticos, dependendo do agente causador, da idade e do estado de saúde da criança. Normalmente a cura é alcançada em 2 semanas e durante este tempo a criança não deve ir à escola.
O médico poderá também indicar alguns cuidados como:
  • Fazer 1 ou 2 nebulizações por dia com soro fisiológico;
  • Ficar de repouso em casa, evitando ir na escola ou fazer atividades físicas;
  • Beber bastantes líquidos, como água, leite ou suco natural;
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura, vestindo a criança de forma adequada;
  • Tomar remédios para baixar a febre, como o Paracetamol em doses recomendadas para o peso da criança.
Os xaropes para a tosse estão desaconselhados porque eles impedem a tosse e a eliminação das secreções. Porém podem ser utilizados, sob supervisão médica, em casos em que a tosse não deixa o bebê dormir ou comer adequadamente. Veja os remédios, sinais de melhora, piora e complicações aqui.

0 comentários: