Fluxo de pessoas em shoppings de Fortaleza não deve ultrapassar 30% da capacidade do empreendimento, diz decreto
Decreto publicado ontem (6) no Diário Oficial do Estado estabelece dois dias para que os estabelecimentos apresentem protocolo de funcionamento com medidas de segurança.
Com o início da fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado, nesta segunda-feira (8), os shoppings de Fortaleza começam a reabrir, mas respeitando protocolos sanitários para prevenir a disseminação do coronavírus. Conforme decreto publicado no fim da noite de sábado (6) pelo Governo do Ceará, os shoppings da Capital devem restringir o fluxo de pessoas a 30% da capacidade total do empreendimento.
O texto também estabelece que os shoppings terão que submeter à Secretaria da Saúde em até 48 horas a partir da publicação do decreto um protocolo de funcionamento com medidas de segurança para evitar a proliferação do coronavírus, "em especial prevendo a forma de controle do quantitativo máximo de pessoas e veículos", diz o decreto estadual.
Além disso, os shoppings devem funcionar no horário de 12h às 20h, de segunda a domingo.
"Para que a gente possa avançar nas outras fases, depende muito do comportamento das empresas, mantendo o rigor dos protocolos, os cuidados de higienização, e também das pessoas, que só saiam de casa em extrema necessidade", disse Camilo Santana.
A capital Fortaleza segue como líder nos números do Sars-Cov-2, com mais de 27 mil diagnósticos positivos e 2.450 mil mortes de pacientes contaminados. Sobral, Caucaia, Maracanaú - cidades com maior número de casos, além de Fortaleza -, e outras quatro cidades estão em regime de lockdown desde segunda-feira (1°), para diminuir a curva de contaminação do novo coronavírus.
O plano de reabertura da economia na capital envolve mais três fases, além da primeira que tem início amanhã. Cada uma possui 14 dias e amplia a quantidade de atividades econômicas em funcionamento assim que é instalada. Casos os critérios de controle da doença não apresentem tendência de queda, a reabertura estaciona ou retrocede.
Veja abaixo a previsão de abertura de atividade em casa fase:
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
Primeira, Segunda, Terceira e Quarta fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará
FONTE: G1-CE
0 comentários: