Mutirão de Limpeza coleta duas toneladas de lixo em Paracuru

O trabalho foi realizado por 160 moradores da cidade do Litoral Oeste do Ceará, todos voluntários.
O Mega Mutirão de Limpeza da Praia do Quebra-Mar, realizado nesta sexta-feira (13) arrecadou 2 toneladas de lixo, a maioria vidros e plásticos, encontrados na faixa de areia. Os cerca de 160 participantes, todos voluntários, se concentraram por volta de 07:30 na praça do Farol, no centro de Paracuru. De lá, saíram em comboio formado por vários ônibus, ao som da Banda de Música Municipal Mestre Pixuna que animou o mutirão ao som de canções bem diversificadas, à bordo do Jegue Trip, um caminhão modelo Engesa, de fabricação militar, utilizado pelo Exército Brasileiro, que virou meio de transporte de turistas do mundo inteiro que vêm conhecer a cidade.
Como foi gratificante pra gente ver tantas famílias que pegaram os seus sacos de lixo e sairam pela orla coletando resíduos junto com a gente! Vemos que todo o esforço valeu a pena pelo engajamento da comunidade e pela quantidade de lixo que não vai mais pôr em risco as vidas dos animais marinhos
ADYLA LUCAS, organizadora da ação e integrante do Coletivo SereiAmor. Ao chegar na praia do Quebra-Mar, que é considerada point de kitesurfistas, praticantes de wind e wingfoil, o projeto Amigos do Mar, vinculado ao IFCE – Paracuru, orientou os participantes sobre a forma correta de coleta dos resíduos sólidos. O Mutirão foi uma iniciativa do projeto, juntamente com o Coletivo SereiAmor, Bugueiros de Paracuru e da agência de turismo eletrônica Paracuru Oficial, com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (SETUR), além de diversos outros movimentos sociais e segmentos da iniciativa privada. Os participantes ocuparam durante toda a manhã o trecho que vai até a Praia da Piriquara. Ainda de acordo com Adyla Lucas: “A gente decidiu fazer essa ação da Praia do Quebra-Mar até a Piriquara porque nesse trecho do nosso litoral existe uma concentração excessiva de resíduos sólidos que chegam até a areia pelas correntes marinhas”, ressaltou. Para o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, Ângelo Tuzze, “esse mutirão de limpeza é muito importante porque nessa região tem aparecido muitos animais mortos, como: tartarugas marinhas e golfinhos, devido o acúmulo dos resíduos”, ressalta. Além disso, o local é considerado de desova de tartarugas marinhas, processo esse que deve estar sendo prejudicado devido à presença do lixo ao longo da orla. Ainda de acordo com o gestor da Pasta, iniciativas como essa vão continuar!
Mutirão de Limpeza na Praia do Quebra Mar, em Paracuru | Fotos: divulgação/Prefeitura de Paracuru.

0 comentários: