Enem 2020: participantes poderão optar por versão online da prova


Inscrições para o exame começam na próxima segunda-feira (11)

As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (11) e se estendem até 22 de maio. O cadastro pode ser feito exclusivamente por meio da página oficial disponibilizada.

A novidade para este ano é a aplicação da prova em duas modalidades: impressa e digital. A versão tradicional, feita de forma similar aos outros anos, está prevista para acontecer em 1º e 8 de novembro. A variação digital acontece um pouco mais à frente, em 22 e 29 de novembro.

Vale lembrar que o participante que solicitar a aplicação da prova tradicional, ou seja, impressa, não poderá alterar para a versão digital. Após concluir o processo, não será possível mudar a escolha.
A estrutura das duas provas será a mesma. Serão quatro exames objetivos, constituídos por 45 questões cada um, além da realização de uma redação. A escolha das questões de língua estrangeira é feita no momento da inscrição. O participante pode optar pelo inglês ou espanhol.

Inscrição


Como uma das novas medidas para este ano, o indivíduo deverá incluir obrigatoriamente uma foto atual no sistema. Esse procedimento será necessário para garantir a identificação do participante no momento de realização da prova. A taxa para a edição de 2020 será de R$ 85 e deve ser paga até 28 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadram nas normas do edital para a isenção da taxa de inscrição, não serão cobrados. A regra vale tanto para a aplicação presencial quanto para a modalidade digital do exame.
A isenção está garantida para candidatos que estejam cursando o último ano do ensino médio em escola da rede pública ou que sejam bolsistas integrais em instituições privadas. Além disso, inscritos no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário ou renda familiar mensal de até três salários mínimos também não precisarão pagar para realizar a prova.
A gratuidade deve aparecer automaticamente no ato da inscrição. Vale lembrar que o prazo para solicitação da isenção se encerrou em abril, com a divulgação dos resultados no dia 24. Estudantes que tiveram a isenção negada, puderam recorrer da decisão. 



0 comentários: