Fluxo de pessoas em shoppings de Fortaleza não deve ultrapassar 30% da capacidade do empreendimento, diz decreto

Decreto publicado ontem (6) no Diário Oficial do Estado estabelece dois dias para que os estabelecimentos apresentem protocolo de funcionamento com medidas de segurança.



Com o início da fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado, nesta segunda-feira (8), os shoppings de Fortaleza começam a reabrir, mas respeitando protocolos sanitários para prevenir a disseminação do coronavírus. Conforme decreto publicado no fim da noite de sábado (6) pelo Governo do Ceará, os shoppings da Capital devem restringir o fluxo de pessoas a 30% da capacidade total do empreendimento.

O texto também estabelece que os shoppings terão que submeter à Secretaria da Saúde em até 48 horas a partir da publicação do decreto um protocolo de funcionamento com medidas de segurança para evitar a proliferação do coronavírus, "em especial prevendo a forma de controle do quantitativo máximo de pessoas e veículos", diz o decreto estadual.

Além disso, os shoppings devem funcionar no horário de 12h às 20h, de segunda a domingo.

Shoppings de Fortaleza deverão seguir regras estabelecidas pelo governo para a reabertura — Foto: José Leomar/Sistema Verdes Mares.


A ultima semana foi de preparação dos empreendimentos para o início de mais uma etapa do plano de reabertura. Entre as estratégias adotadas pelos shoppings para a nova etapa está, além do uso obrigatório de máscaras, a aferição de temperatura, limitação de acesso aos espaços e redução das vagas de estacionamento.

Em live realizada em sua página oficial, o governador Camilo Santana confirmou que Fortaleza segue para a fase 1 da retomada das atividades. Na etapa, que será iniciada amanhã (8), está permitido o funcionamento de comércios e shoppings e serviços de contabilidade, auditoria e advocacia. A continuidade do avanço do plano até a sua última fase, porém, dependerá do ritmo de disseminação do coronavírus nas próximas semanas.
"Para que a gente possa avançar nas outras fases, depende muito do comportamento das empresas, mantendo o rigor dos protocolos, os cuidados de higienização, e também das pessoas, que só saiam de casa em extrema necessidade", pontuou Camilo Santana.

Decreto estabelece regras para funcionamento de condomínios no Ceará

Os condomínios residenciais no Ceará devem adotar normas mínimas de segurança para evitar a proliferação do coronavírus, de acordo com decreto publicado no sábado (6) no Diário Oficial do Estado. Conforme o texto, o governo estadual lista diretrizes para que condomínios verticais e horizontais adotem



Dentre as orientações direcionadas aos condomínios publicadas no decreto estão a "preservação do distanciamento social mínimo entre moradores quando do uso das áreas e equipamentos comuns" e a "intensificação da limpeza dos locais e equipamentos de uso comum, em especial após cada utilização".


O decreto também diz que deve ser disponibilizado álcool, em especial em gel, nos espaços comuns para uso pelos empregados e moradores do condomínio. Os empreendimentos devem também definir o número máximo de pessoas que poderão usar simultaneamente espaços e equipamentos, evitando aglomerações.

Ainda de acordo com o decreto, a direção deve proibir festas ou eventos de qualquer natureza com aglomerações de pessoas e o uso de academias fica vedado. Para condomínios preponderantemente de temporada, permanece a vedação total quanto ao uso das áreas de lazer.


Fase 1 do plano de retomada

Na primeira fase do plano de retomada da economia no Ceará está permitido o funcionamento dos serviços de contabilidade, auditoria e advocacia, além do comércio e shoppings. A continuidade do avanço do plano até a sua última fase, porém, dependerá do ritmo de disseminação do coronavírus nas próximas semanas.
"Para que a gente possa avançar nas outras fases, depende muito do comportamento das empresas, mantendo o rigor dos protocolos, os cuidados de higienização, e também das pessoas, que só saiam de casa em extrema necessidade", disse Camilo Santana.

A capital Fortaleza segue como líder nos números do Sars-Cov-2, com mais de 27 mil diagnósticos positivos e 2.450 mil mortes de pacientes contaminados. Sobral, Caucaia, Maracanaú - cidades com maior número de casos, além de Fortaleza -, e outras quatro cidades estão em regime de lockdown desde segunda-feira (1°), para diminuir a curva de contaminação do novo coronavírus.

O plano de reabertura da economia na capital envolve mais três fases, além da primeira que tem início amanhã. Cada uma possui 14 dias e amplia a quantidade de atividades econômicas em funcionamento assim que é instalada. Casos os critérios de controle da doença não apresentem tendência de queda, a reabertura estaciona ou retrocede.

Veja abaixo a previsão de abertura de atividade em casa fase:


Fase 1


Fase 2


Fase 3


Fase 4


Primeira, Segunda, Terceira e Quarta fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará

FONTE: G1-CE

0 comentários: