IMPACTOS ECONÔMICOS DO TURISMO DE PARACURU PÓS ROTA DO SOL NORDESTE

Paracuru, litoral oeste do Ceará, já contabiliza motivos de sobra em sua economia para comemorar a passagem da Rota do Sol Nordeste. A cidade inaugurou a Rota na última quinta-feira (29), na Praça do Farol, principal cartão-postal do lugar, com direito a dança do coco, fogos de artifício lançados direto de uma balsa no mar e apresentação de sax ao pôr do sol. Mas os efeitos da Rota do Sol Nordeste começaram a se multiplicar no município desde o anúncio de sua integração ao projeto, ao lado das capitais São Luís (MA) e Fortaleza (CE) e as cidades de Tutóia (MA) e Jijoca de Jericoacoara (CE), em 21 de junho deste ano, no gabinete do Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, idealizador do projeto.
Mesmo diante da pandemia do Coronavírus e com uma reabertura gradual dos equipamentos turísticos pelo Governo do Estado, com liberação de eventos com até 200 pessoas em espaços abertos – cujo decreto é seguido à risca pela prefeitura de Paracuru -, nos últimos três finais de semana do mês de julho, a ocupação da rede de hotéis e pousadas foi acima de 85%, segundo informações da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (Setur). Outro ponto que chama a atenção é que, segundo a Associação dos Bugueiros de Paracuru, responsável pelo transporte de turistas durante os passeios que seguem pela Rota dos Lençóis Paracuruenses, o número de associados aumentou 50% nesse período, de 20 para 30 profissionais. A cidade também passou a contar com novos produtos turísticos após o lançamento da Rota, como o jegue trip, por exemplo. O veículo adaptado passou a oferecer um passeio pra lá de emocionante e animado por pontos considerados emblemáticos no município até a entrada dos Lençóis Paracuruenses. São cerca de 15 pessoas em cada viagem. De lá, de forma interligada, o turista segue para os Lençóis, por meio do passeio de buggy.
A Rota do Sol Nordeste chegou num momento considerado emblemático para a cidade de Paracuru, famosa pelos carnavais dos anos 80, mas que hoje procura reposicionar sua imagem no mercado do turismo, investindo em roteiros que promovam experiências incríveis aos visitantes, como, por exemplo, os passeios de buggy que incluem a Rota dos Lençóis Paracuruenses até a praia da Piriquara. Além disso, ainda dentro desse conceito, a coleta do lixo na orla passou a ser diária e de acordo com o horário da maré; houve maior apoio às ações em defesa do meio ambiente, como por exemplo, capacitação para surfistas e jogadores de altinha - que costumam ocupar a faixa de areia - para atendimento de forma eficaz a tartarugas que porventura encalhem em nosso litoral; retirada de trailers que ocupavam a orla de forma irregular; revitalização dos quiosques à beira-mar; aumento da fiscalização na entrada do município junto aos ônibus de transporte clandestino de passageiros, no sentido de oferecer maios sensação de segurança aos banhistas que frequentam as praias do município. De acordo com o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, Ângelo Tuzze, “com a crise do coronavírus, todas as cidades ocuparam o mesmo patamar em termos de concorrência e nós percebemos uma grande oportunidade, mesmo num momento difícil, para reposicionar a imagem do município. Então, nós vemos desenvolvendo ações nesse sentido desde o início do ano”, ressaltou.
Segundo o prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), a gestão vai aproveitar as boas vibrações que a Rota nos trouxe - tanto em relação aos turistas que chegam ao lugar, como em relação ao povo que está bastante motivado com as boas novas para trazer mais novidades: “Agora vamos trocar o piso do calçadão da orla do centro e iluminar a faixa de areia para que as pessoas possam ocupar os espaços à noite também. Ora, por que não surfar à noite em Paracuru?”, conclui. Em junho deste ano, foi lançado o primeiro trecho da Rota do Sol Nordeste, que une Fortaleza a Natal, passando por Canoa Quebrada e Pipa. Em todos os casos, a iniciativa reúne as secretarias municipais de Turismo e as prefeituras dos municípios envolvidos. Redação: Katiusa Rios

0 comentários: