Estudantes bloqueam Avenida da Universidade por duas horas em protesto contra cortes do governo

 Publicado em 15 de maio de 2019 às 08h40

Motoristas precisam desviar a rota 

 

Estudantes de universidades federais bloquearam por duas horas a Avenida da Universidade, no Bairro Benfica, para protestar contra os cortes para a educação anunciados pelo governo. Os estudantes começaram a manifestação por volta das 5h desta quarta-feira (15), com faixas e cartazes em "defesa da Universidade Pública Federal". Os estudantes encerraram o protesto por volta das 7h. Os jovens informaram que vão seguir em veículos diferentes para a manifestação da Praça da Bandeira, localizada no Centro, que está prevista para acontecer às 8h.

Os jovens usaram cadeiras escolares e espalharam na via para evitar que algum veículo consiga trafegar. Não há informações de quantos estudantes participam do protesto que está acontecendo de forma pacífica.

Uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito foi chamada para orientar o trânsito no local. Os motoristas que normalmente seguem pela Avenida da Universidade em direção ao Centro precisam entrar à esquerda na Avenida 13 de Maio e em seguida entrar na primeira à direita na Avenida Carapinima. 

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), os veículos de trânsporte público estão fazendo o desvio no trânsito devido o protesto.Ao todo passam pelo local 24 linhas de ônibus de Fortaleza e 13 linhas da região metropolitana.

Às vésperas de manifestações de repúdio em todo o país, o Governo Federal se viu obrigado a negar informações da própria base aliada, de que o presidente Jair Bolsonaro havia decidido suspender o corte de verbas na área da Educação.
A notícia do recuo no contingenciamento surgiu de uma reunião de Bolsonaro com deputados federais na tarde desta terça-feira (14). O deputado federal Capitão Wagner (PROS), vice-líder do partido na Câmara, que estava no encontro, disse ter presenciado a ligação do presidente Bolsonaro para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, após pressão do grupo.

"Ele ligou na nossa frente para o ministro da educação e determinou a suspensão desse corte", disse o cearense. Ordenou, ainda segundo Wagner, que Weintraub convocasse a imprensa para uma coletiva de formalização da decisão. O próprio líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir, confirmou a informação a veículos de comunicação.

Tão logo a notícia se espalhou, a Casa Civil e os ministérios da Educação e da Economia negaram a informação que teria sido confirmada por, pelo menos, quatro líderes partidários. "O ministério da Economia esclarece que não houve nenhum pedido por parte da Presidência da República para que seja revisto contingenciamento de qualquer ministério", informou a pasta, por nota.

Enquanto isso, aliados sustentam a versão de que Bolsonaro ligou para Weintraub. "Se o Governo voltar atrás, vai ficar feio, porque ele ligou na nossa frente para o ministro", garantiu o deputado Capitão Wagner.

Convocação

Está mantida a convocação, pela Câmara dos Deputados, do ministro Abraham Weintraub para prestar esclarecimentos sobre o corte na Educação. Por se tratar de convocação, o chefe da pasta é obrigado a comparecer ao plenário. Deputados querem que ministro preste esclarecimentos sobre bloqueios no orçamento no setor.



0 comentários: