“Paracuru em Cena” um projeto com espetáculos de dança, música, poesia, artes visuais e cinema, com apoio da Secult.


Com abertura no dia 21 de dezembro, o projeto, realizado pelo Centro Cultural Companhia de Dança, acontecerá até abril de 2023, como parte da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022. Serão cobrados ingressos, mas o pagamento será facultado a moradores da cidade de Paracuru e a entrada será gratuita para alunos e professores da rede pública, idosos e pessoas com deficiência.

Bailarinos, músicos, poetas e artistas visuais de Paracuru estão na programação do projeto “Paracuru em Cena”, que terá abertura no dia 21 de dezembro e acontecerá até o final de abril de 2023, no Município. Paracuru em Cena faz parte da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022, realizada pelo Centro Cultural Companhia de Dança, em parceria com o Theatro José de Alencar. A TAC é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Centro Cultural Companhia de Dança é um equipamento cultural de Paracuru composto pelo Teatro David Linhares, espaço ao ar livre com capacidade para receber 400 espectadores; o Teatro de Bolso Adriano Araújo, que pode receber 60 pessoas; Espaço Alternativo, com capacidade para 200 pessoas, podendo abrigar exposições, lançamentos, pequenos shows e conferências; a Biblioteca Antônia Xavier, especializada em artigos e livros de dança; o Cineclube Nair e o Café D. Eliane.

A programação do Paracuru em Cena contará com apresentações de artistas e coletivos de artistas de dança e música de Paracuru, sarau de poesia, exposições e exibições de filmes de arte e documentários. Haverá também palestras com o público após cada apresentação, com o intuito de estimular a visão crítica. Entre as atrações do Paracuru em Cena estão Paracuru Cia de Dança, Banda de Música Mestre Pixuna, Escola de Dança de Paracuru, Coletivo de Poesia, artista plástico Neno Melo e fotógrafo Emílio Sanders. A curadoria da programação coube ao Coordenador Artístico do Centro Cultural Companhia de Dança, o bailarino Flávio Sampaio, idealizador do projeto.

 AS ATRAÇÕES DE CADA MÊS

 As apresentações serão realizadas nos fins de semana em datas propícias para a vinda de turistas e veranistas a Paracuru, a fim de que a iniciativa esteja integrada às políticas públicas relacionadas ao turismo local.

 A abertura da programação será no dia 21 de dezembro (quarta-feira), às 20h, com “A Cor da Lua”, espetáculo baseado no livro “Flicts” do escritor mineiro Ziraldo, apresentado pela Escola de Dança de Paracuru. No dia 22 (quinta-feira), no mesmo horário, a programação segue com apresentações de grupos de dança convidados.

Em janeiro, a programação será aos sábados, com a Paracuru Cia de Dança no Teatro David Linhares. Nos dias 7 e 14 apresenta “Praia das Almas” e nos dias 21 e 28, “Inventário de Belezas”.

Em fevereiro, as artes visuais e o cinema vão marcar a programação às sextas e sábados, dias 3, 4, 10 e 11. No Espaço Alternativo, o artista plástico Neno Melo realiza a exposição “Coala”, com 16 trabalhos em aerografia. No Cineclube Nair, o cinema italiano entra em exibição com obras icônicas, mostrando os costumes e as relações com a Igreja Católica durante a Idade Média. No dia 3, “Decameron” (1971), comédia dramática de Pier Paolo Pasolini, numa coprodução França-Alemanha-Itália; no dia 4, “Satyricon” (1969), produção italiana do diretor Federico Fellini; e no dia 10, “O Nome da Rosa” (1986), coprodução França-Alemanha-Itália, com direção do francês Jean-Jacques Annaud, filme baseado no romance homônimo do escritor, filósofo e linguista italiano Umberto Eco. O Cineclube Nair exibe também o clássico “Fantasia” (1940), terceiro filme de animação dos estúdios Disney, com oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas de Johann Sebastian Bach, Tchaikovsky, Stravinsky, Beethoven, entre outros.

A programação de março começa no dia 4 (sábado), com o Coletivo de Poetas de Paracuru no Teatro de Bolso Adriano Araújo. Será um recital de poesias autorais entrelaçadas com outras artes, como o canto, a música e a dança. Participam Antônia Xavier, Ádyla Lucas, Fredson de Sousa e João Silveira, com a direção de Daniele Coelho. Grupos convidados vão compor a programação nos dois sábados seguintes e, no dia 25, a Escola de Dança de Paracuru apresenta o espetáculo “A Cor da Lua” no Teatro David Linhares. Também aos sábados, em março, o fotógrafo Emílio Sanders estará com a exposição “Movimento Líquido” no Espaço Alternativo, onde apresenta fotografias de surfistas em atuação nas praias de Paracuru.

O projeto Paracuru em Cena termina em abril com apresentações aos sábados, exceto no dia 22. No dia 1º, serão apresentados trabalhos de coreógrafos da Escola de Dança de Paracuru. No dia 8, o espetáculo é “Folgança”, também com bailarinos da Escola de Dança. No dia 15 a Paracuru Cia Jovem apresenta o espetáculo “BarBaro”. Para encerrar a programação, no dia 29 a Banda de Música Mestre Pixuna realiza a apresentação musical “Para Dançar”, com direção de Madiel Santos. As atividades em abril acontecem no Teatro David Linhares.

PROGRAMAÇÃO

Dezembro/2022

Dia 21 (qua) – 20h – Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “A Cor da Lua”. Local: Teatro David Linhares

Dia 22 (qui) – 20h – Grupos de dança convidados

Janeiro/2023

Dia 07 (sáb) – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Praia das Almas”. Local: Teatro David Linhares

Dia 14 (sáb) – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Praia das Almas”. Local: Teatro David Linhares

Dia 21 (sáb) – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Inventário de Belezas”. Local: Teatro David Linhares

Dia 28 (sáb) – Paracuru Cia de Dança – Espetáculo “Inventário de Belezas”. Local: Teatro David Linhares

Fevereiro/2023

Dia 03 (sex) – Cineclube Nair: Decameron (Pier Paolo Pasolini)

Dia 04 (sáb) – Cineclube Nair: Satyricon (Federico Fellini)

Dia 10 (sex) – Cineclube Nair: O Nome da Rosa (Umberto Eco)

Dia 11 (sáb) – Cineclube Nair: Fantasia (Walt Disney)

Dias 03, 04, 10 e 11 – Exposição “Coala”, de Neno Melo. Local: Espaço Alternativo

Março/2023

Dia 04 (sáb) – Coletivo de Poesia. Local: Teatro de Bolso Adriano Araújo

Dia 11 (sáb) – Grupo convidado

Dia 18 (sáb) – Grupo convidado

Dia 25 (sáb) – Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “A Cor da Lua”. Local: Teatro David Linhares

Dias 04, 11, 18 e 25 – Exposição “Movimento Líquido”, de Emílio Sanders. Local: Espaço Alternativo

Abril/2023

Dia 01 (sáb) – Escola de Dança de Paracuru (Coreógrafos)

Dia 08 (sáb) – Escola de Dança de Paracuru – Espetáculo “Folgança”. Local: Teatro David Linhares

Dia 15 (sáb) – Paracuru Cia Jovem – Espetáculo “BarBaro”

Dia 29 (sáb) – Banda Mestre Pixuna – Apresentação musical “Para Dançar”. Local: Teatro David Linhares

OBS. Programação sujeita a mudanças.

SERVIÇO:
Paracuru em Cena – De 21 de dezembro de 2022 a 30 de abril de 2023. Local: Centro Cultural Companhia de Dança (Rua Waldemar Barroso 175 – Boca do Poço – Paracuru-CE). Informações: (85)99201-5722. Instagram: @centroculturalcompanhidedanca | Facebook: Centro Cultural Companhia de Dança.

Mídia On-line, você em primeiro lugar!

0 comentários: