Cagece irá implantar estações móveis de tratamento de água, em Paracuru e Trairí

 


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está implantando Estações de Tratamento de Água (ETA) Móveis com tecnologia italiana de ultrafiltração. A novidade conta com investimento na ordem de R$ 36 milhões e vai melhorar o abastecimento de água em municípios do interior do estado. Paracuru e Trairi serão as primeiras cidades beneficiadas.

Os sistemas móveis de tratamento de água são automatizados e instalados em contêineres, o que possibilita a sua transferência de local conforme a necessidade. A empresa Aquamec foi contratada pela Cagece para prestar os serviços de instalação e operação das ETAs Móveis, além de realizar o treinamento das equipes da companhia por um período de cinco anos.

De acordo com Carlos Salmito, superintendente de negócio norte da Cagece, a qualidade da água distribuída para a população é um dos principais benefícios que serão observados com a instalação das ETAs Móveis, que têm potencial de distribuição de água cristalina. “Essas estações são o que existe de mais moderno em termos de tratamento de água. Elas representam um avanço tecnológico para a companhia”, explica.

As ETAs móveis serão utilizadas de forma estratégica pela Cagece para garantir o abastecimento de qualidade em cidades que necessitam de ações emergenciais. No total, a Cagece adquiriu quatro unidades móveis de tratamento de água com capacidade de 50 litros por segundo. Além de Paracuru e Trairi, os municípios de Forquilha, Pacujá, Mucambo e Graça também serão beneficiados com a nova tecnologia.

A fase de testes com a operação da primeira ETA Móvel acontecerá em maio deste ano. A Cagece receberá a visita de técnicos da Itália, que farão as adequações e a automação dos novos sistemas de água para que a companhia consiga monitorar as estações de forma remota.


0 comentários: